Diário de Bordo



04/10

Hoje voltamos a ter aulas de informática. Começamos a trabalhar no Glogster. Foi criado uma conta, escolhido imagens, vídeos, músicas e textos para formatar ele. Depois postamos o link no blog e no site. 

20/07

Postei o vídeo no blog feito no movie maker. Depois a profe falou para nós fazermos um site no webnode. Criei o site e formatei-o. Depois postei imagens e textos. E coloquei o link no blog.


13/07

Hoje a profe deu a aula para fazermos os trabalhos das outras disciplinas. Fiz outro vídeo no Movie Maker. Depois a profe pediu pra nós baixarmos um programa para projetar casas.

06/07

Hoje postei o vídeo no You Tube e no Blog. Só que não deu certo, pois a música tinha direitos autorais, então tive que fazer outro vídeo. Depois fiz o trabalho da profe Edi e do Trevisan.

29/06

Hoje terminamos o trabalho do vídeo feito no movie maker.

22/06

Hoje continuamos o trabalho do vídeo.

15/06

Hoje começamos o projeto de fazer um vídeo. Devemos colocar música, imagens, pedaços de vídeo. Fizemos o download do programa a Tube para fazer o vídeo com pedaços de vídeo da internet. Escolhemos o tema ou mensagem, que queremos fazer o vídeo.

01/06

Hoje trabalhamos no Excel. Fizemos três tabelas e um desafio, para calcular juro financeiro. Os dados eram TAXA, NPER, VALOR PRESENTE E VALOR DO RESGATE. Usamos a função VF de Função financeira. Depois fizemos mais três tabelas e um desafio para calcular Valor Presente. Os dados eram TAXA, NPER, PGTO, VF, TIPO E VP. Usamos a função VP de Função Financeira. Depois a professora deu o resto da aula para planejar como vamos fazer o vídeo da próxima aula.

29/05

Hoje vamos trabalhar no paint. A professora ensinou como fazer uma árvore. Primeiro usei a ferramenta polígono para fazer o caule da árvore. Depois o Spray para fazer uma mescla de cores, formando as folhas da árvore. Usei as cores: preto, amarelo e alguns tons de verde. Depois dupliquei a árvore, usei a borracha para tornar ela cinza, redimensionei ela 40 graus, fazendo assim a sombra da árvore. Depois fiz umas nuvens com o mesmo esquema das folhas só que com tons de azul. E também fiz a grama e coloquei o meu nome. Após isso salvei no pen drive da professora. Depois editamos uma imagem online. A primeira imagem era de um garoto com sardas, que a professora escolheu. Depois escolhemos outra para editar. Escolhi uma foto de uma garota com sardas e retirei um pouco das sardas dela, depois postei as imagens no blog. Fizemos também um cartão com uma mensagem no editor online e depois postamos no blog.

25/05

Hoje quem não apresentou os trabalhos aula passada, apresentou agora. Depois a professora falou para nós, copiarmos uma autoavaliação no BlogQuest e colarmos numa nova postagem, para depois responder e olhar o resultado, para depois postar no blog.

Após a professora nos ensinou a fazer um trabalho segundo as regras da ABNT. O que ela usou como exemplo era sobre mitologia. Fizemos a capa, os títulos e como fazer um sumário automático.

22/05

Hoje continuamos o trabalho sobre gravidez na adolescência. Acabamos os trabalhos, e enviamos para a professora por e-mail. Depois começamos as apresentações. Cada um foi lá na frente e apresentou sobre o seu tema. Não deu tempo de todos apresentarem, então continuaremos as apresentações na próxima aula.

18/05

Hoje continuamos o trabalho sobre gravidez na adolescência. Eu fiz uma pesquisa e li a respeito do assunto. Fiz slides com frases curtas e com imagens. Como não achei muito assunto na internet, usei a do blog que a professora criou.

15/05

Hoje assistimos a um filme sobre gravidez na adolescência. O nome do filme era Juno. Tinha alguns atores famosos. O filme contava de uma menina que engravidada e resolve que em vez de abortar o bebê, ela irá doar ele para uma família, que não consegue ter filhos, mas quer muito ter um filho. O filme não é tão real assim, pois nós sabemos que na vida real, as coisas são bem piores. No final, os pais adotivos da criança se separam antes mesmo do bebê nascer. Mas a mãe adotiva resolve adotar sozinha o bebê. E a Juno fica com o pai da criança, e segue sua vida como se nada tivesse acontecido. Mas sabemos que a vida real é muito diferente.


Depois começamos um trabalho sobre gravidez na adolescência. A minha pergunta chave foi "3 - Como reage a família da jovem adolescente?". Esse trabalho será uma apresentação de slides sobre o tema. Devemos apresentar este trabalho para a turma. Não consegui terminar ela nesta aula. E vou continuar ele na próxima aula.

11/05

Hoje fizemos uma nova tabela no Excel. Digitamos a tabela igual a da folha que a professora entregou. A tabela era sobre Controle de Fluxo de Caixa e Controle de Vendas. Usamos para isso a Função SOMASE, que era =SOMASE (D4: D26; F4; C4: C26), usamos também a fórmula =G4*H2 tecla F4. E para completar usamos a fórmula AUTOSOMA. Depois de feita a tabela, formatei as bordas dela com linhas pretas e preenchi as células com cores de tom pastéis. Depois a postei no blog. Após foi feito um gráfico da parte dos vendedores e o Valor Total, eu escolhi o gráfico em circulo. E depois postei no blog.

04/05
 
Hoje abri uma conta no SlideShare, e fiz upload da apresentação do poema, para depois poder copiar o código que foi gerado e postar no blog em HTML. Depois disso joguei os jogos que tem no blog da professora. Depois eu digitei o poema de Luís Vaz de Camões no Word, aplicando marca d'água. Personalizei a marca d'água, escolhendo uma imagem que representasse o poema. Também coloquei borda, WordArt no título e mudei a fonte.
 
27/04
 
Hoje trabalhamos com o PowerPoint. Vi um vídeo que a professora postou no blog da EtFar, para aprender como se usa corretamente o PowerPoint, além do vídeo a professora disse umas dicas de como fazer uma apresentação bem feita. Depois eu procurei um poema na internet para fazer a minha apresentação. Foi bem complicado escolher o poema, já que existem diversos na internet. No final optei por um menor, que falava sobre viver a vida. Também foi difícil escolher as imagens, já que tinha que ser padrão, se escolhesse fotos, seriam só fotos, se escolhesse desenho, era só desenho. Optei por fazer com fotos, e acabei descobrindo que foi muito difícil achar só fotos que representassem o poema. Mas até que no final apresentação do poema ficou legal.

20/04
 

Hoje fizemos de novo uma tabela no Excel. Mas como tivemos que trocar de sala, fizemos no Excel 2003. Como estava acostumada com o outro Excel, com esse mais antigo foi complicado achar nele o que eu queria, como por exemplo, mudar a cor da letra. Mas consegui fazer a tabela, formatar ela, usar uma nova fórmula para calcular se os alunos estavam aprovados ou reprovados e postar no blog.
Depois copiei um texto no editor de textos.
Foi formatado o texto de acordo com as normas que a professora nos passou. Também foi difícil de formatar o texto já que ele foi digitado no editor de textos, e ele é bem diferente do Word. Mas no final consegui formatar o texto e coloquei uma imagem de máscaras de teatro. E foi isso o que fiz nessa aula.
 

13/04
Hoje entrei no blog para ver como ele estava e o atualizei.
Depois copiei uma tabela da professora no Excel. Formatei as bordas e fiz o preenchimento das células. A tabela era sobre notas de alunos, então calculei a média final, usando um recurso do Excel. Além da média final, usamos uma fórmula para calcular a situação dos alunos, se eles estavam aprovados ou reprovados. A fórmula era = Se (célula da média final > 7; ”Aprovado”; ”Reprovado”). Depois fiz o preenchimento automático dos aprovados e reprovados. Eu coloquei verde para os aprovados e vermelho para os reprovados. Também calculamos a maior e menor nota, através de uma fórmula.
Fiz outra tabela de notas, essa com as notas de alguns dos colegas. Escolhemos as notas, fizemos o preenchimento das células, escolhendo as cores da tabela, depois fiz a média final, a maior e menor nota, e a situação do aluno. A parte de fazer a situação do aluno foi a mais difícil, pois não sabia como colocar os valores de aprovado, reprovado e recuperação na fórmula, mas depois a professora ensinou como fazer a fórmula (=Se (E5<4; ”Reprovado”; Se (E5>7; ”Aprovado”; ”Recuperação”)), daí eu aprendi. Escolhemos a cor amarela e laranja para recuperação, vermelho para reprovado e azul para aprovado. Também escolhemos as cores vermelho para as notas menores que 4, laranja para as notas entre 4 e 7 e verde para as notas maiores que 7.
Além de tudo isso eu tive que refazer as tabelas da aula anterior, já que eu consegui excluir elas da minha pasta. Acho que foi isso que eu fiz hoje. A última coisa que fiz claro foi atualizar o diário de bordo. E também postei as tabelas feitas na aula de hoje. 30/03
Hoje nós recebemos o usuário e senha para acessar os computadores na UCS. Fizemos uma tabela no Word. Primeiro escolhemos o número de colunas e linhas que precisava a tabela. Digitamos os dados na tabela (a professora entregou uma folha dizendo como fazer e o que escrever). Personalizei as bordas da tabela, escolhi o fundo e copie e colei numa nova postagem no blog. Fizemos também uma tabela no Excel. Primeiro a professora fez uma e nós copiamos a dela. Aprendemos a mesclar colunas, fazer o cálculo total das despesas, entre outras coisas. Depois fizemos a nossa tabela de compras imaginária. Eu mesclei colunas, digitei os dados, formatei as bordas da tabela e escolhi a cor de fundo dela. Depois foram copiadas e coladas as tabelas no Word para depois copiar e colar as tabelas numa nova postagem no blog. A professora tirou uma foto da turma antes do recreio e fez um vídeo.

30/03

O diário de bordo deste dia, eu sem querer acabei apagando, então não vou escrever muito já que faz dias que aconteceu esta aula. Mas pelas postagens que tenho no blog, fizemos uma tabela e um gráfico no Word. A tabela era sobre um estoque da empresa da professora, e o gráfico também. Depois tinha outra tabela que era pessoal, eu fiz sobre algumas compras imaginárias, também neste dia foi feito uma tabela no Excel. E acho que foi isso. Os detalhes deste dia não me lembro.

23/03


Hoje nós digitamos um texto sobre regras de digitação.
Eu digitei, coloquei uma borda e uma imagem sobre digitação.
Depois escrevi no diário de bordo, postei alguns itens do texto e personalizei de novo o blog.
Depois fizemos um gadget com links para os blogs dos nossos colegas.
Fizemos também um quadro mural. Depois mandamos mensagens para os colegas, no mural deles.
Colocamos também um botão para voltar ao blogger.
 

16/03

Hoje foi a primeira aula de informática. Conhecemos a professora Márcia e ela falou sobre como será as aulas.
Depois criei o blog e personalizei-o.
Primeiramente não deu certo, pois não foi aceito o e-mail, então tive que criar com outro e-mail.
Depois de feito o blog, foi postado uma imagem, que pesquisei no Google.
Depois que escolhi a imagem, foi pesquisado um vídeo para postar no blog.
Eu demorei muito para escolher o vídeo.
Depois que escolhi o vídeo, a professora pediu para nós trocarmos o templates.
Eu o troquei três vezes.
Após tudo isso eu escrevi o diário de bordo e sai do blog.